ELETRÓNICA II

09-11-2013 21:38

ANTENAS PARABÓLICAS, A TELEVISÃO DIGITAL, CIRCUITOS SINAIS E SISTEMAS.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

ELETRÓNICA II

ANTENAS PARABÓLICAS, A TELEVISÃO DIGITAL, CIRCUITOS SINAIS E SISTEMAS.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Emanuel Eduardo Pires Vaz; UP, MIT, SORBONNE, JIC, NYAS

Público alvo: O livro está escrito para ser compreendido por técnicos alunos do secundário de eletrotecnia e alunos de engenharia de telecomunicações e eletrónica. 
Conteúdos: O processo de transmissão e receção dos sinais de videofrequência.  O processo televisivo.  O processo transmitir –receber. Princípios básicos digitais: modulação. Estações comerciais de difusão de baixa frequência na banda de modulação de amplitude. Modulação de frequência. História de outros tempos.  A chave do desvio de frequência. Modulação de fase. Desvio de fase em quadratura. Princípios básicos digitais. Tradução de discursos em digital. Tradução de discursos em impulsos eléctricos. Melhor codificação da voz: VSLEP. Espectro eletromagnético. Modulação de amplitude. Modulação–delta.  Modulação signa-delta. Espectro.  Recetor. Instalação de antenas. Como instalar uma placa de televisão.  DIRECTV .   Instruções destinadas à antena. Determinação da elevação e do azimute.  Comece por apontar o seu prato a Sul.  Definição da elevação (UP) , (DOWN).  Configuração em azimute (LEFT). Ajustamento fino. O processo via satélite usado na receção de televisão. Antenas especiais para transmissão de frequências muito elevadas. Estudo analítico dos refletores parabólicos. Reflexão num paraboloide. Estudo do campo elétrico no refletor parabólico.  Tipos de antenas parabólicas. Cálculo do ganho da antena de transmissão.  Diâmetro da antena. Rendimento da antena.  A orientação das antenas. Figura de mérito de um refletor. ASTRONOMIA PARA USO NAS ANTENAS PARABÓLICAS.  Variação da altura do polo de lugar para lugar. Coordenadas equatoriais horárias.  Tempo sideral. ESTABILIDADE E CONTROLO DE SISTEMAS DINÂMICOS.  Sistemas contínuos no tempo. Lema. Lema. Sistemas discretos no tempo. Lema. Lema. Sistemas chaveados. D-estabilidade. Estabilidade de Matrizes Polinomiais. Custo garantido. Ortogonalidade pelo método de Gram.Schmidt. Ortogonalidade restrita.  Estimação da direção de chegada de sinais com arranjo de sensores.  Modelo de sinal.  Correlação e subespaços.Problema. Máxima-verossimilhança (ML). O critério ML  determinístico. Critério determinístico ML baseado em subespaços. O critério ML determinístico reparametrizado. Métodos baseados no critério ML. Método IQML.  Método MODE. Estimação dos parâmetros DOA via Predição Linear. Predição Linear com base nos subespaços. Métodos que se baseiam na Predição Linear. Método FBLP modificado.  Método TLS-FBCP.  Critério de ortogonalidade entre subespaços.  Tópicos para trabalho com o critério de ortogonalidade entre subespaços. Critério de “distância “ medida entre subespaços. Método ESPRIT. Método “Subspace Fitting “ Ponderado-WSF. A transmissão digital. Transístor MOS em RF. Modelo do transístor MOS para todas as regiões de operação. Determinação da corrente de dreno. Modelo quasi-estático de pequenos sinais. Frequência de corte intrínseca. Simulador de circuitos SMASH. Modelo de ruído do MOSFET em Alta Frequência. Fontes de ruídos no transístor MOS. Ruído térmico do canal. Ruído induzido na porta. Fontes de ruído das resistências terminais.

 

 


[1] O livro em língua portuguesa  destina-se totalmente ao apoio à causa de beatificação de Ignazio Stuchly da República Checa. Os direitos concernentes à expressão e conteúdos deverão ser sempre propriedade a utilizar pelo autor. É essa a nossa intenção.