FABRICO E REPARAÇÃO DE ELETRODOMÉSTICOS VOL 3 AQUECIMENTO ELÉTRICO A GÁS E A VAPOR - Emanuel Vaz, UP, MIT, SORBONNE, JIC, NYAS
Público alvo: Técnicos instaladores de aquecimento elétrico, a gás e a vapor, operadores de fábricas operando a vapor, técnicos das escolas secundárias e alunos das universidades, técnicos livres e pessoal de engenharia do desenho, fabrico, e reparação de sistemas de aquecimento elétrico a gás e a vapor. 156 páginas.
Conteúdos essenciais: Tratamento fabril do irradiador elétrico plano. Pintura. Temperaturas. Custos fabris. Referências. Tabela de potências por metragem dos compartimentos. Irradiadores a fluido. Seus problemas e cálculo. Tabela de condicionamento dos convetores a fluido num apartamento. Sistema inteligente de aquecimento doméstico. Estudo dos pontos quentes do irradiador a óleo. Estrutura primária de aquecimento. Ainda o problema das estruturas de aquecimento. O problema do filme de fluido. Leio do aquecimento do irradiador. Bibliografia. Problema: relacionamento das temperaturas na estrutura primária de aquecimento com o raio. Peças plásticas nos irradiadores. Desenho e construção em materiais plásticos de perfis em janela. Seleção de materiais. Exemplo de perfil. Bibliografia. Fabricação de irradiadores a óleo. Acabamentos dos irradiadores a óleo. Considerações sobre os cálculos fabris para um irradiador elétrico a fluido. Detalhes experimentais. Discussão e resultados. Secadores de toalhas. Ventoinhas aquecedoras. Resumo das principais avarias nos irradiadores. O problema do ruído durante a operação nos irradiadores de fluido. Introdução. Detalhes teóricos. Comparação e discussão dos métodos. Modelo matemático. Notas sobre as soluções apresentadas. Referências. A eletrostática na manufatura de eletrodomésticos. Revestimento de pó eletrostático. Método para o cálculo do carregamento elétrico do pó de revestimento. Queimadores para grandes superfícies. Bobina radiante, caso 1. Bobina radiante e de convexão, caso 2. Bobina radiante e de convexão mais pré-aquecedor de ar, caso 3. Bobina radiante, caso comparado 1.Bobina radiante e de convexão, caso 2.Bobina radiante e de convexão mais APH, caso 3.Desenvolvimento do projeto. Desenho de aquecedores usando queimadores ultrabaixos de NO_x . Óxidos de azoto térmicos. “Prompt” NO_x. Libertação de calor e sobredimensionamento no desenho. Trabalho prático. Radiação da fornalha. Efeito da geometria no banco de tubos. Nomenclatura usada . Transferência de calor numa secção radiante: uma aproximação bastante útil. Cálculo das temperaturas efetivas das chamas e do gás. O problemas dos sais nas condutas de aquecimento e nas tubagens em geral. Soluções catalisadoras de “sweetenning” (amaciamento). Desenho de um novo catalisador amaciador. Rutura nos tubos de vapor. Remédio.Redução das taxas de corrosão salina com aminas básicas mais fortes. Teoria. Literatura. Um projeto para os alunos: Assador elétrico simples de castanhas e de enguias. Projeto: aquecimento elétrico mais eficiente e mais barato: out of crisis. Referências.