Workshop de Telemarketing

27-10-2013 14:39

 

PREFÁCIO

 

O texto aqui descrito é usado nos Workshops que são levados a cabo com a nossa intervenção e destinam-se a rapidamente se compreender a atitude a ter no atendimento e postura na empresa dos operadores de telemarketing –call centers.

Redigiu-se este pequeno  curso com o essencial e para dar motivos de reflexão  de muitas das situações que se deparam no dia-a-dia nesta ascendente disciplina.

Nas publicações referidas, já várias das apresentadas para serem publicadas são para proveito económico em entidades que os autores reiteram de interesse.

 

O GOTT, ICH BITT

BEWAHR MEIN TRITT

SO FALL ICH NITT

Ao leitor:

 

SE alguma vez tu leres um livro

Mais bonito que o que eu escrevi

O mais que te peço

É para aceitares o que para ti descrevi.

EMANUEL EDUARDO PIRES VAZ. Professor pela UP, professor emérito da NEW YORK ACADEMY OF SCIENCES.

SUMÁRIO

PREFÁCIO.                                                4.

1. HISTÓRICO DO MARKETING                                                                          5

1.1 HISTÓRICO DO TELEMARKETING                                                                5

1.1.1 COMO FUNCIONA O TELEMARKETING?. 6

1,1,2,EM QUE PODE SER UTILIZADO?. 7

1.2.PERFIL DO PROFISSIONAL QUE ACTUA NESTA ÁREA.. 9

1.2.1. RESPONSABILIDADES.. 10

1.2.2.VANTAGENS.. 11

1.2.3.DESVANTAGENS.. 12

1.3. ABRANGÊNCIA.. 13

1.4.TIPOS DE TELEMARKETING.. 14

1.4.1.SIMPLES COMPARATIVO.. 16

1.5.A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL. 17

1.6.QUALIDADE.. 18

1.7.AS BOAS IMPRESSÕES SEMPRE FICAM... 19

1.8.OS PRINCIPAIS ERROS.. 20

1.9.PEQUENOS CONSELHOS                                                                             21

1.10.O BOM ATENDIMENTO.. 23

1.10.1.PRINCÍPIOS DO ATENDIMENTO TELEFÓNICO.. 25

1.11.BOM ATENDIMENTO AO TELEFONE                                                         29

1.12.TIPOS DE CLIENTES.. 31

1.13.CLIENTE QUE QUER FALAR COM O CHEFE.. 33

1.13.1.ATENDENDO CLIENTES INSATISFEITOS.. 35

1.14.ROTEIRO DE ATENDIMENTO (SCRIPT) 37

1.14.1.UTILIZAÇÃO DE UM BOM ROTEIRO.. 39

1.14.2. MAS O QUE É UM ROTEIRO (SCRIPT)?. 40

1.14.3.E QUANTO ÀS OBJECÇÕES DOS CLIENTES?. 42

1.15.A COMUNICAÇÃO.. 45

1.15.1.A COMUNICAÇÃO EFICIENTE.. 46

1.16.PARA A COBRANÇA DE DÍVIDAS.. 47

1.17. CALL CENTER - CENTRAL DE CHAMADAS.. 51

1.17.1.0800 – LIGAÇÃO GRATUITA.. 54

1.18.LIGAÇÃO NÃO-GRATUITA.. 55

1.19. PARA ONDE RUMA O TELEMARKETING?. 56

2.TELEVENDAS - TÉCNICAS DE VENDAS.. 58

2.1. A VENDA EFICAZ.. 60

2.2. METODOLOGIA PARA BEM OUVIR.. 63

2.3. COMO SE  LEMBRAR O NOME DE UMA PESSOA ?. 65

2.4. AME O QUE  FAZ! 66

2.5. FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS.. 67

2.6.O PROFISSIONAL DE TELEMARKETING E CALL CENTER.. 71

2.6.1.CONDUTA ÉTICA.. 73

2.7. OUTROS CONSELHOS RÁPIDOS.. 76

2.8.PARA QUE AS LIGAÇÕES SEJAM DE FACTO OUVIDAS.. 78

2.9. CUIDADOS NO USO DE HEADSETS / AUSCULTADORES DE OUVIDO 80

2.10.DEVE-SE ESCUTAR O CLIENTE ATÉ O FIM... 82

2.11. OS VÍCIOS DE LINGUAGEM... 84

2.12. E QUANTO AO PORTUGUÊS?. 86

2.13. O PÉSSIMO USO DO GERÚNDIO.. 88

2.14.VISÃO DO CLIENTE SOBRE O ATENDIMENTO.. 90

2.15. EVITANDO UMA LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) 92

2.16. NUNCA APOIAR O AUSCULTADOR NO OMBRO.. 93

2.17. CHAMANDO A ATENÇÃO COM O PODER DA VOZ.. 94

2.18. ALGUNS CONSELHOS TOLOS,MAS COM RESULTADOS EXCELENTES  96

2.19.UMA VOZ HARMÓNICA DE SE OUVIR.. 97

2.20. FLUÊNCIA.. 99

2.20.1. TECNOLOGIA COM RESULTADOS. WORK-OUT                                  100   

2.21. AUMENTE AINDA MAIS O SEU CONHECIMENTO.. 103

2.21.1. LIVROS PUBLICADOS PELO AUTOR.                                                    103

2.21.2.LIVROS TERMINADOS OU QUASE, PARA PUBLICAR.                         103

 

 

 

Um call center é operado por uma companhia para administrar o suporte aos produtos entrados ou informação vindas do consumidor. Chamadas de saída por telemarketing, a clientela, também são feitos aí. Em adição a um call center, o manuseamento colectivo de cartas e de endereços electrónicos num local é conhecido como um centro de contacto.

Um call center é muitas veze operado num espaço amplo entensivo de agentes do centro, com estações de trabalho que incluem um computador para cada agente, um telefone e um ou mais estações de supervisores. Pode ser independentemente operado com centros adicionais, muitas vezes ligados a um circuito de computadores. É grande o incremento dos nossos dias que permitem à voz no centro ser ligada através de um conjunto de novas tecnologias chamadas integração de telefonia por computador.

Um call center pode ser visto de um ponto de vista operacional como um circuito de queueing. O mais simples call center, consistindo de um único tipo de clientes e de servidores estatisticamente idênticos, pode ser visto como um single-queue. A  queueing theory é um ramo da matemática no qual os modelos de tais sistemas de queueing têm sido desenvolvidos.

A centralização de gerenciamento de um call center tem por objectivo melhorar as operações da companhia e reduzir os custos, enquanto se provê  um padrão e um serviço uniforme para os consumidores.

 

2.21.AUMENTE AINDA MAIS O SEU CONHECIMENTO

 

2.21.1.Outras publicações do autor:

Análise infinitesimal-Problemas Resolvidos da Sorbonne. (Edições Lemos)

 

Edições Lopes da Silva ( Armazenamento: Publindústria):

 

Motores Eléctricos e Bobinagem

Instalações eléctricas em edifícios de habitação.

Esquemas de automatismos em Electricidade e Electrónica.

Luminotecnia.

Electricidade e Electrónica para Electricistas

Antennas-. Teoria e Prática.

Reparação de Electrodomésticos.

Tabelas de Electricidade e Electrónica.

Máquinas Farramentas I-Torneamento, Freagem, Lubrificação.

Moldes, Cunhos e Cortantes.

Ar comprimido e Óleo-Hidráulica.

Mecânica Técnica, Soldadura, Cálculos Técnicos.

Confecções, Técnicas Gerais e Gestão Global, Manutenção, Controlo e CAD.

Novos conceitos para o controlo da qualidade e alta prodiutividade.

 

 

Transformers for the Electric Industry - Theory and Practice. ( Publicações  LULU)

 

2.21.2. Prontos recentemente:

 

Geometria Projectiva

Álgebra Linear e Geometria Analítica.

Instalações Eléctricas em Edifícios.

Workshop on Automotive for Technicians and Engineers (Línguas Portuguesa e Inglesa).

Geometria Analítica- História e Métodos (vários idiomas).

Antenas Parabólicas (Pronto em  Língua Portuguesa, em revisão na língua Inglesa).

Aerogeradores (Línguas Portuguesa e Inglesa)

Quality Control. (A findar a preparação)

Tempestade de Conhecimentos em Termodinâmica (Tese em cinco línguas, em preparação).

Motores Eléctricos e Bobinagem (2ª Edição em cinco línguas a serem preparados).

Programação Linear e Não-Linear (Em  cinco línguas).

Theory, Technics of Fabric and Maintenance of Electric Transformers.